Governador visitou nesta quinta-feira o centro de diagnóstico, que já realizou 1,7 milhão de exames para a população
O governador Cláudio Castro e a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, visitaram na tarde desta quinta-feira (17) o Rio Imagem Baixada. O maior centro de diagnóstico da América Latina completou dois anos de funcionamento com 1,7 milhão de exames de imagem e de laboratório realizados e mais de 230 mil pessoas atendidas. A unidade acaba de receber um novo aparelho de ressonância magnética que irá dobrar o número de exames, de 1.8 mil para 3.6 mil mensais.
- O Rio Imagem é uma das entregas mais importantes para melhoria do atendimento de saúde na Baixada Fluminense e no interior. Ampliamos e agilizamos muito o diagnósticos por imagem e as pessoas não perdem mais tempo indo à capital para fazer exames. Em breve, a unidade vai estar integrada ao novo Instituto Estadual de Oncologia, transformando a vida de quem precisa de um tratamento de câncerv- afirmou o governador Cláudio Castro.
Com investimento de R$ 90 milhões do Governo do Estado, o Rio Imagem Baixada oferece 20 tipos de exames diferentes, entre eles: ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, doppler venoso e arterial, biópsias, estereotaxia e tomografia. Além disso, oferece exames laboratoriais. A nova ressonância magnética se soma à outra já existente para dobrar a capacidade. Ela gera imagens detalhadas de órgãos e tecidos do corpo e é usada para diagnosticar e monitorar diversas doenças, especialmente lesões musculares, problemas cardíacos e tumores.
- Antes da inauguração do Rio Imagem Baixada, o morador daqui que precisava fazer um exame de imagem na rede pública tinha que se deslocar até a capital, pagar pelo serviço em clínicas particulares ou aguardar um bom tempo para realizá-lo em clínicas conveniadas. Não existia um centro público de diagnóstico por imagem em toda a região, que concentra 3,6 milhões de pessoas. Nos últimos dois anos, temos ampliado as especialidades e oferecido o que há de melhor na rede pública de saúde – destacou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Morador de Paty do Alferes, o agricultor Altino de Paula Rosa, 61 anos, elogiou o serviço do centro de imagem após fazer uma ressonância magnética do braço.
- Estava com uma dor no braço que impedia de trabalhar, atrapalhava na hora de dormir e incomodava. Fui ao médico, que me passou esse exame para entender o que está acontecendo. Quando cheguei aqui no Rio Imagem Baixada, fui muito bem atendido. Até me antecipei ao dia da marcação, mas felizmente conseguiram me encaixar para o exame – disse
Saúde e qualidade de vida para toda a família
O Rio Imagem Baixada oferece uma série de exames específicos para a saúde da mulher, como mamografias e ultrassonografias. As pacientes com nódulos suspeitos na mama, por exemplo, podem realizar a biópsia no mesmo dia em que fizerem a mamografia. Ao facilitar o acesso ao exame, a unidade acelera o diagnóstico para que elas iniciem logo o tratamento.
O complexo de saúde está equipado com tecnologia de ponta e oferece desde os mais simples exames, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama, além de cirurgias não invasivas. Hoje, a unidade atende pacientes de todo o estado, especialmente da Baixada Fluminense, Costa Verde, Centro Sul e Sul Fluminense. O Rio Imagem Baixada funciona todos os dias das 7h às 19h, e está localizado na Avenida Esplanada, 483, no bairro da Viga, em Nova Iguaçu.
Todos os serviços são acessados por meio da regulação estadual, após o paciente passar pela avaliação médica nos postos de saúde, unidades básicas e clínicas da rede básica de saúde.