O governador Cláudio Castro deu início nesta quarta-feira (08/07) à construção de um novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) em Magé, na Baixada Fluminense. A pedra fundamental foi lançada no 6° Distrito, Fragoso, e a nova unidade visa melhorar ainda mais o tempo de resposta e reforçar os serviços de emergência atualmente prestados pelo 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA) nas regiões de Piabetá, Fragoso, Raiz da Serra e Pau Grande.
O quartel contará com infraestrutura moderna e completa, projetada pela Diretoria Geral de Engenharia, Arquitetura e Obras (DGEAO) da corporação, com a colaboração de uma equipe multidisciplinar de arquitetos e engenheiros. A construção será responsabilidade da Prefeitura de Magé, que fornecerá o terreno e cuidará das obras, enquanto o CBMERJ será responsável pela equipe, equipamentos e viaturas.
“Com a inauguração deste novo destacamento em Magé, ampliaremos significativamente o atendimento de emergência para a população local. A nova unidade beneficiará mais de 100 mil habitantes em Magé e quase 120 mil em Duque de Caxias,” destacou o governador Cláudio Castro.
A nova unidade será equipada com um pátio para eventos e treinamentos, uma torre de exercícios para simulações de salvamentos e resgates, e uma academia totalmente equipada. Além disso, contará com viaturas de última geração, recentemente adquiridas, como explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.