Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 25 julho, 2025
Início » Bondes de Santa Teresa superam recorde de passageiros registrado em 2024

Bondes de Santa Teresa superam recorde de passageiros registrado em 2024

Por Alexandre Gomes

Apenas no último sábado, foram transportadas mais de 3,4 mil pessoas. Aumento da procura é resultado das melhorias no sistema, que passa por revitalização

O sistema de bondes de Santa Teresa registrou, no último sábado (12/07), mais um recorde histórico ao transportar em um único dia 3.441 passageiros. A marca supera os 3.126 embarques realizados há um ano, em julho de 2024, no tradicional transporte, que é administrado pela Central Logística, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).

  • Os bondes de Santa Teresa são um símbolo da nossa história e da identidade carioca. Ver esse sistema bater recorde de passageiros é a prova de que investir em mobilidade com respeito à cultura dá resultado. Estamos unindo tradição e modernidade, impulsionando o turismo, valorizando o transporte público e melhorando a vida de quem vive e trabalha na região – afirmou o governador Cláudio Castro.

Iniciada em janeiro de 2024, a reestruturação do sistema inclui, além da modernização da via e da rede aérea, a ampliação da frota e do quadro profissional, a redução dos intervalos entre as viagens e a extensão do horário de funcionamento. Desde abril do ano passado, 34 novos funcionários fazem parte do time (entre motorneiros, auxiliares e supervisores). O grupo reforçou a equipe que, desde janeiro deste ano, leva o bonde até o reinaugurado ramal Paula Mattos, após mais de dez anos de espera. Ao todo, foram investidos R$ 70 milhões nas obras de recuperação.

  • O Governo do Estado vem fazendo um trabalho de resgate e preservação desse patrimônio histórico, por meio de um pacote de melhorias. O novo recorde só confirma o sucesso da completa modernização do sistema, que vai promover a retomada do trajeto original até o Silvestre muito em breve. A revitalização vai possibilitar a integração dos bondes com o trem do Corcovado e beneficiar mais de 40 mil pessoas, atendendo a reivindicações de moradores e melhorando a experiência dos visitantes – destacou a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.

O aumento no fluxo de usuários reflete não apenas o sucesso das melhorias operacionais implantadas no sistema, mas também o avanço expressivo do turismo internacional. Dados da Secretaria de Estado de Turismo mostram que, entre janeiro e maio de 2025, mais de 1 milhão de turistas estrangeiros desembarcaram no Rio, representando quase 60% da meta anual do Governo do Estado. O resultado consolida o Estado do Rio de Janeiro como destino global e reforça o papel relevante de equipamentos históricos, como o Bonde de Santa Teresa, na vivência de turistas de diferentes partes do mundo.

  • Após quase 20 anos de espera, estamos prestes a devolver à população o trajeto completo até o Silvestre. Essa retomada representa mais mobilidade, mais dignidade e mais acesso para as famílias das comunidades do entorno. O bonde volta como um transporte híbrido – turístico e de uso diário -, que conecta história, serviço público e qualidade de vida – concluiu o presidente da Central Logística, Fabrício Abílio.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.