A comissão da Alerj vai ouvir presos envolvidos com associações de proteção veicular.
A CPI das Câmeras, criada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para apurar o funcionamento de sistemas de câmeras em locais públicos, vai ouvir nesta segunda-feira (15/09) cinco presos envolvidos com associações de proteção veicular locadoras de automóveis, ferros-velhos, roubos de cargas e uso de ouro em atos criminosos. A primeira atividade externa do colegiado será realizada, às 10h, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste.
Segundo o presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PL), todos os presos que serão ouvidos já receberam resgate de empresas ligadas a associações. “Com esta ação vamos começar a montar o quebra-cabeça para identificar os possíveis envolvidos nas práticas criminosas relacionadas à proteção veicular e resgate de carros roubados e furtados”, afirmou.
A Comissão vai ouvir Vinicius Catrinck, conhecido como o “Capetão”, apontado pela Polícia Civil como líder de roubos de vans e cargas no Rio; Thiago Fernandes Virtuoso, o “Tio Comel”, considerado por órgãos da segurança pública o maior clonador de carros do Rio; Gildásio Esteves Lima; Luciano Silva Teixeira, conhecido como “Sardinha da CDD”; e Jefferson Dias Lino, apelidado de “Rouba Cena”.