A Comissão de Transportes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta quarta-feira (08/04) audiência pública para debater o aumento da tarifa do MetrôRio, prevista para o dia 12 de abril. A passagem que custa R$ 7,50 vai subir para R$ 7,90. O acréscimo de 5,33% foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes, (Agetransp), no início deste ano. A reunião, proposta pelo deputado Professor Josemar (PSol), integrante efetivo da comissão, será às 10h, no auditório do 21º andar, na sede do Parlamento fluminense.
“O objetivo da audiência é ouvir todas as partes envolvidas e buscar caminhos que beneficiem os usuários, sem onerar ainda mais o valor do transporte. Já temos a tarifa metroviária mais cara do Brasil. É hora de questionar, fiscalizar e lutar por um transporte mais justo e acessível para a população”, afirmou Josemar.
Foram convidados para participar da audiência pública o secretário de Transportes, Washington Reis; o conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp), Adolpho Konder; o presidente da concessionária MetrôRio, Guilherme Ramalho; além de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Defensoria Pública e do Observatório de Trens.