Alunos da Escolinha Fabiano de Paula, Na Rocinha, têm oportunidade de competir nas quadras do evento, que é o maior torneio de tênis da América do Sul
Está aberta a temporada 2025 do Rio Open, a maior competição de tênis da América do Sul. Assim como nas edições anteriores, a 11ª também começou com a disputa do Torneio Winners, na quarta-feira (12/02), no Jockey Club, na Zona Sul do Rio. O evento reúne tenistas de 8 a 23 anos de quatro projetos sociais, em seis categorias – quatro masculinas e duas femininas. Um dos projetos é a Escolinha Fabiano de Paula, da Rocinha, mantida pelo Governo do Estado, via Lei de Incentivo ao Esporte.
O esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano, e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte conseguimos transformar vidas, impulsionar eventos esportivos e consolidar o Rio de Janeiro como referência no cenário esportivo nacional e internacional. O Torneio Winners possibilita que esses jovens atletas possam estar diante de seus ídolos, potencializando suas vocações e vivenciando a experiência de estar no Rio Open – declarou o governador Cláudio Castro.
Ao todo, 22 alunos estão representando o projeto na competição. No ano passado, os jovens atletas tiveram a quadra em que treinam reformada, graças a uma contrapartida social do Rio Open.
Os grandes eventos esportivos, além de toda contribuição para movimentar a economia e alavancar diversos setores, também têm um papel social fundamental. Esses projetos transformam vidas, dão oportunidades que dificilmente jovens carentes teriam. É um investimento no futuro dessas novas gerações e, sem dúvidas, podemos ter grandes nomes no tênis, que são oriundos de iniciativas como essa – disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Expectativa dos jovens competidores
Dominique Silva foi a primeira aluna do projeto a disputar o Torneio em 2025. Aos 14 anos, é segunda vez que ela joga o Winners. No ano passado, chegou às semifinais e agora espera ir mais longe.
Esse ano é a revanche. Estou nervosa, mas acredito que, dessa vez, serei melhor que a minha adversária –contou Dominique.
Cauã Santos, de 15 anos, é outra promessa da Escolinha. Na véspera do torneio, recebeu a atualização do ranking nacional e comemorou sua posição – nono melhor tenista do Brasil da categoria sub-16. Apesar da pressão por ser o atual campeão da competição, ele garante estar preparad
O tênis abriu muitas portas, é muito gratificante poder disputar um torneio no Rio Open, ao lado de ídolos como o João Fonseca, em quem me espelho. Sou muito grato a esse projeto, porque é um esporte muito caro pra gente que é de comunidade – pontuou Cauã.
O Torneio Winners acontece até esta sexta-feira (14/02), véspera do início do Rio Open, com premiação na segunda-feira (17/02).