Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 1 julho, 2025
Início » Aprovado pela Alerj o reconhecimento de estado de calamidade pública na área de saúde do município de Volta Redonda

Aprovado pela Alerj o reconhecimento de estado de calamidade pública na área de saúde do município de Volta Redonda

Por Alexandre Gomes

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quinta-feira (26/06), o Projeto de Lei 5.702/25, que reconhece o estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira da saúde do município de Volta Redonda, no Sul Fluminense. A proposta é de autoria dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento fluminense. A medida segue para o Governo do Estado que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

O pedido foi feito pelo prefeito do município Antônio Francisco Neto, por meio do ofício 358/25, enviado à Mesa Diretora da Alerj. A CCJ, em reunião realizada nesta quarta-feira (25/06), aprovou a declaração e elaborou a proposta a ser apreciada em plenário. O reconhecimento da calamidade pública pelo Parlamento fluminense garante à prefeitura de Volta Redonda angariar recursos estaduais e federais, bem como a flexibilização de regras fiscais e administrativas, o que permite executar gastos emergenciais sem as restrições normais do orçamento.

O prefeito alega cenário epidemiológico das neoplasias malignas (câncer), das cardiopatias e do risco de epidemia de dengue tipo 3. Neto já havia emitido o Decreto Municipal 19.075/25, publicado no Diário Oficial de Volta Redonda em fevereiro deste ano e válido por 180 dias.

De acordo com o prefeito, o município de Volta Redonda está com um déficit de R$ 32 milhões. O decreto emitido por Antônio Francisco Neto aponta longas filas de espera no atendimento de saúde, além de outros problemas estruturais

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.