Em um ano de funcionamento, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Susana Naspolini, localizado na comunidade do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, realizou 40 mil atendimentos e mais de 23 mil consultas. O centro médico, fruto do programa Cidade Integrada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, recebeu a visita do governador Cláudio Castro nesta sexta-feira (06/09), que ressaltou a importância da unidade para a população local.
Os 40 mil atendimentos incluíram a colocação de dispositivos contraceptivos, consultas em diversas especialidades, exames de ultrassonografia e palestras educativas.
“É um orgulho celebrar o primeiro ano do AME Susana Naspolini e do programa Acolhe, ambos com números impressionantes e oferecendo especialidades que não estão disponíveis em outras partes do Estado”, destacou o governador Cláudio Castro durante sua visita, acompanhado pela primeira-dama, Analine Castro, e pela secretária de Saúde, Claudia Mello.
Atendimento Especializado
O AME também abriga o Projeto Acolhe no primeiro andar, voltado para a prevenção da gravidez não planejada, atendendo cerca de 13 mil pessoas com DIUs, consultas em diferentes especialidades médicas, exames de ultrassonografia e palestras.
No segundo andar do prédio na Barão da Torre, o AME oferece acompanhamento ambulatorial de média complexidade com uma ampla gama de especialidades, incluindo Odontologia, Fisioterapia, Ultrassonografia, Cardiologia, Cardiopediatria, Hematologia, Reumatologia, Nutrição, Ortopedia, Psicologia, Pneumologia, Nefrologia, Neurologia, Neuropediatria, Gastroenterologia, Pediatria e Dermatologia.
Desde agosto de 2023, a unidade já realizou mais de 23 mil consultas e conta com uma base do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
“O AME reflete nosso compromisso com um SUS eficaz. A atenção à saúde da mulher, o planejamento familiar e a prevenção da gravidez na adolescência são prioridades para nossa gestão. Continuamos apoiando os municípios e oferecendo atendimento especializado para garantir o cuidado integral e prevenir a progressão de doenças”, explicou a secretária de Saúde, Claudia Mello.
Futuro Batalhão da Polícia Militar no Cantagalo
O governador também acompanhou as obras do novo Batalhão da Polícia Militar que será instalado no terceiro pavimento do Edifício Multiuso do Estado, no complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Investimentos de R$ 5,7 milhões estão sendo destinados à reforma e adequação da unidade.
Ruth Jurberg, coordenadora do Programa Cidade Integrada, destacou que o novo batalhão reforçará a capacidade do estado de prover segurança pública. “É gratificante ver projetos importantes se concretizando na comunidade. Este novo batalhão é uma demonstração do nosso compromisso em transformar o conceito da Cidade Integrada em realidade, trazendo equipamentos de qualidade para a população”, afirmou.