A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nesta quarta-feira (06/11), à noite, sessão solene em homenagem a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para comemorar a data nacional dessas categorias. A iniciativa foi promovida pela 2ª vice-presidente da Alerj, deputada Tia Ju (REP), e pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci).
Na solenidade, Tia Ju, que é autora de diversas leis de valorização a esses profissionais, destacou os avanços das ações legislativas e o impacto positivo de seus projetos na inclusão social e nos cuidados de saúde.
“Nosso papel como legislador é assegurar que esses profissionais tenham condições de exercer seu trabalho com dignidade e reconhecimento. O Dia Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais é um marco no fortalecimento dessas profissões e na construção de um sistema de saúde mais inclusivo e acolhedor”, enfatizou a parlamentar.
Madrinha da Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), Tia Ju é autora de um projeto de lei que cria parâmetros assistenciais mínimos para garantir o acompanhamento especializado em unidades de radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS): “Os profissionais fisioterapeutas oncológicos são essenciais para oferecer um suporte vital e humanizado a quem enfrenta o câncer”.
Para a presidente do conselho diretor da Abrasci, Waldireni Morais Chelala, essa solenidade é o reconhecimento da importância dos profissionais que se destacaram na sua área de atuação, colaborando com o progresso do país. “É uma honra para a associação realizar esse evento de reconhecimento aqui na Alerj, a Casa legislativa que se destaca no Estado do Rio por suas atuações em prol da sociedade”, destacou.
Também fizeram parte da mesa solene o deputado federal, Reimont (PT); o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (CREFITO-2), Willen Neil; o secretário de estado de turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca (PP); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Rio de Janeiro, o desembargador Henrique Figueira; e o ator Edson Celulari.
Novos acadêmicos
Após a abertura da solenidade, foram empossados 14 novos acadêmicos da Abrasci e realizada a entrega de três comendas: “Comenda Homens de Honra”, “Comenda Mérito Profissional” e “Comenda Heróis da Saúde”. Entre os homenageados estão a deputada Tia Ju e o diretor de novelas Wolf Maya, que foi agraciado por se destacar na área de cultura, arte e literatura.
A cerimônia contou ainda, com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (DC), o prefeito eleito de Rio Bonito, Marcos Abrahão (União), entre outras autoridades e representantes de instituições e órgãos públicos e privados.