No mês da campanha Abril Azul, destinada à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Comissão da Pessoa com Deficiência, vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), realiza nesta quarta-feira (02/04) o seminário ‘Autismo – Vivendo no Espectro’. Marcado para iniciar às 9h30, o evento vai acontecer no plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento Fluminense.
“Precisamos sempre nos informar sobre esse assunto. É um tema urgente para a nossa sociedade. Precisamos cada vez mais estabelecer essa relação de informação e conhecimento entre a população e o estado e fazer com que as pessoas com autismo sejam cada vez mais incluídas e tenham visibilidade”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Fred Pacheco (PMN).
Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, estima-se que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge de 1% a 2% da população mundial e, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas. Entre as crianças, a proporção é de que uma a cada 44 seja diagnosticada com o transtorno, de acordo com o estudo.
Foram convidados para o evento a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello; a promotora do Ministério Público, Cristina Monteiro; a psicopedagoga Glauciê Gleyds; e a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Anna Carolina Duna.