A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou, nesta terça-feira (02/12), a Frente Parlamentar para Acompanhamento das Ações de Reocupação dos Territórios. A reunião contou com a presença dos deputados Marcelo Dino (União), coordenador da Frente, Carlinhos BNH (PP), vice-coordenador, Alan Lopes (PL) e Giovani Ratinho (SSD), integrantes do colegiado. O grupo tem como objetivo acompanhar as ações do Governo do Estado na retomada de áreas dominadas pelo crime organizado.
O coordenador Dino explicou como a Frente vai atuar. Será por meio de audiências públicas para ouvir moradores, especialistas e autoridades; visitas a áreas afetadas, para compreender a realidade local e servir de elo entre população e governo; encaminhamento de solicitações e informações a órgãos competentes; e promoção de iniciativas que ajudem na retomada dos territórios, buscando corrigir anos de abandono.
“A Frente busca fornecer informações aos órgãos competentes para que ajam e retomem territórios, respondendo ao desejo da população por segurança”, detalhou.
Dino lembrou que o Estado enfrentou dificuldades após a entrada em vigor da ADPF 635, decisão do Supremo Tribunal Federal que estabeleceu restrições às operações policiais no Rio. Segundo ele, o número de operações contra o crime teria diminuído em 60%, o que, em sua avaliação, permitiu que o Comando Vermelho ampliasse seu domínio territorial em 25%. “A população não aguenta mais. E a Frente Parlamentar é exatamente para fortalecer essas ações contra o crime organizado, além de dar voz à população”, afirmou o coordenador da Frente.
O deputado Alan Lopes destacou como o novo colegiado atuará. “Essa frente vai possibilitar que as pessoas possam ser ouvidas, o que muitas vezes a polícia não tem a oportunidade”, enfatizou.
Para o vice-coordenador Carlinhos BNH, as ações de retomada de territórios trazem esperanças para a população. “Acredito ser necessário criar mais mecanismos para que a comunidade possa fazer denúncias. É importante ainda que haja parcerias com as prefeituras, para que, após a retirada das barricadas, os serviços municipais possam entrar”, pontuou.
Já o deputado Giovani Ratinho destacou que a Frente incluirá em suas funções fiscalização e apoio técnico. “Para vocês terem ideia, em São João de Meriti, apenas quatro dos 20 bairros não têm barricadas. Somos 70 deputados próximos à população e vamos colaborar nessa força-tarefa”, observou.
Composição e origem
A criação da Frente Parlamentar foi idealizada há sete meses e oficializada no Diário Oficial de 6 de novembro deste ano. Além dos deputados presentes na cerimônia, o colegiado também conta os parlamentares Filippe Poubel (PL), Rodrigo Amorim (União), Guilherme Delaroli (PL).