Comissão da Assembleia Legislativa realizou audiência pública com o objetivo de debater soluções para os problemas na prestação de serviço da concessionária Rio+Saneamento.
A Comissão de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou na noite da última quinta-feira (10/04) audiência pública para discutir e cobrar melhorias na prestação do serviço de abastecimento de água pela Rio+Saneamento, em Pinheiral. Presidida pelo deputado Jari Oliveira (PSB), o debate reuniu moradores, representantes da concessionária e demais autoridades na Faetec da cidade.
O parlamentar questionou representantes do setor sobre diversos problemas na prestação do serviço, como falhas no abastecimento, má qualidade da água e aumento das tarifas, principais reclamações de moradores da cidade. “Eu tenho rodado por todos o Estado do Rio e sabemos a dificuldade que muitos moradores estão enfrentando após a privatização da Cedae. Nosso objetivo aqui é unir forças para lutar pela população e buscar a melhoria do serviço da Rio+Saneamento que é sempre muito criticado. A população de Pinheiral merece um serviço de qualidade, uma vez que a conta chega em dia e ainda mais cara”, afirmou Jari.
O deputado solicitou uma análise técnica sobre o processo de tratamento da água e destacou ainda que fez uma denúncia ao Ministério Público do Estado do Rio pedindo apuração sobre supostos reajustes indevidos para as concessionárias, em especial a Rio+Saneamento.
Explicações do setor
Frente aos questionamentos, o presidente da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto, ressaltou a importância do diálogo direto com a população e o aporte de investimentos já realizado na cidade. “É muito importante a gente estar junto com vocês, ouvindo os moradores, para entender as demandas. Sabemos que há muito o que se fazer em Pinheiral e esse ano ainda estão previstos mais investimentos para a cidade. “, comentou, salientando que durante a audiência uma equipe da ouvidoria da Rio+ colheu depoimentos de moradores e demandas específicas.
Já o gerente da Câmara Técnica da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Robson Cardineli, explicou que a audiência pública é a oportunidade para ouvir as demandas dos moradores de Pinheiral e procurar soluções. “Quero reafirmar o compromisso da agência reguladora em buscar soluções para os problemas na cidade. Estamos aqui para ouvir a população que é quem sofre e sabe a real necessidade do município”, acrescentou.
Também estiveram presentes na audiência o prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiral, Jordácio Mendonça; além do membro do Comitê de Monitoramento Social dos Serviços de Abastecimento de Água Potável e de Esgotamento Sanitário dos Blocos de Concessão da Cedae – Bloco 3, Mário Porto dos Santos, entre outros.