O empresário luso-brasileiro Nuno de Almeida e Vasconcellos, dono da Editora O Dia e do Portal iG, receberá a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comenda, aprovada nesta quinta-feira (16/10), foi proposta inicialmente por Samuel Malafaia (PL) e pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), através do Projeto de Resolução 1.343/25. A medida será promulgada e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
O empresário atua como consultor internacional e representa os interesses de várias empresas e seus acionistas no Brasil e na Europa, como o parque temático Hopi Hari, considerado o maior da América Latina. Sua atividade é voltada para a área de telecomunicações, mídia, tecnologia e negócios imobiliários. Deu início aos negócios em mídia, com a compra do Diário Económico, em Portugal, e a criação do Brasil Econômico, tendo em 2010 adquirido o controle da Editora O Dia e do Portal iG.
Samuel Malafaia elogiou em plenário a trajetória de Nuno Vasconcellos. O parlamento declarou que o empresário é comprometido com a defesa da transparência, da cidadania e da justiça social. “Ao longo de todos esses anos ele tem se destacado pela atuação ética e sensível, comprometida com as causas do povo carioca. O Jornal O Dia abre espaço para as demandas da população e valoriza o jornalismo responsável e humano”, discursou Malafaia.
Além de sua atuação na mídia, lançou em Portugal a sucursal da Heidrick & Struggles, empresa estadunidense na área de Recursos Humanos especializada na gestão de talentos para grandes organizações. Passou a atuar no Brasil como representante da Portugal Telecom e desempenhou papel fundamental no processo de privatização da Telesp Celular, que seria o embrião da Vivo.
Também assinam a medida os deputados Franciane Motta (Pode), Chico Machado (SDD) e Átila Nunes (PSD).