Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 13 outubro, 2025
Início » Alerj aprova concessão de Medalha Tiradentes ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE)

Alerj aprova concessão de Medalha Tiradentes ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE)

Por Alexandre Gomes

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (01/10), o Projeto de Resolução 1.478/25, de autoria do deputado Renan Jordy (PL), que concede a Medalha Tiradentes, maior honraria do Parlamento fluminense, ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar. O texto seguirá para promulgação do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), e será publicado no Diário Oficial da Casa.

“O Bope é, reconhecidamente, uma das melhores unidades policiais do Brasil, que consegue adentrar lugares onde mais ninguém acessa. Aquele que é chamado para estabelecer a ordem e coibir o tratamento desumano dado pelos criminosos à população de bem nas comunidades”, justificou Jordy.

O Bope teve sua origem no dia 19 de janeiro de 1978, com a criação do Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE). Em 1982, o núcleo mudou sua designação para Companhia de Operações Especiais (COE), passando a funcionar nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), no Estácio. Em 10 de março de 1991 a unidade foi elevada a nível de batalhão, surgindo então o atual Batalhão de Operações Policiais Especiais. Ao longo dos anos, tornou-se reconhecido por seu rigoroso mecanismo de seleção, que ocorre por meio dos seus cursos internos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.