A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será inaugurada nesta quarta-feira, 10, em Aparecida (SP), com uma Missa celebrada às 7h pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Splenger, no Santuário Nacional.
O evento reunirá cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares, coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Atualmente, o Brasil conta com 279 circunscrições eclesiásticas e 486 bispos, dos quais 318 estão ativos e 168 eméritos.
Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, convocou os fiéis a dedicarem um Dia de Oração em comunhão espiritual com os bispos durante a assembleia.
A programação inclui quatro sessões diárias ao longo de duas semanas, abordando temas como a realidade da Igreja no Brasil, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, o Sínodo dos Bispos, o Jubileu 2025, entre outros assuntos. O retiro espiritual dos bispos também terá início no primeiro dia, com uma pregação do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.