Ao término da Audiência Geral nesta quarta-feira, 5, o Papa Francisco surpreendeu ao anunciar a preparação de um novo documento sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus. O propósito deste texto é refletir sobre os aspectos “do amor do Senhor que podem iluminar o caminho da renovação eclesial, mas também dizer algo significativo a um mundo que parece ter perdido o coração”.
O Pontífice expressou sua intenção de publicar o documento até setembro, coincidindo com o jubileu de 350 anos da primeira aparição de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque em 1673. As celebrações no Santuário de Paray-le-Monial, na França, começaram em 27 de dezembro e continuarão até 27 de junho de 2025. “Estou entusiasmado por elaborar um documento que reúna preciosas reflexões de textos magisteriais anteriores e uma longa tradição que remonta às Sagradas Escrituras, para propor novamente hoje, a toda a Igreja, este culto cheio de beleza espiritual”, expressou o Santo Padre.
Devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Embora os primeiros vestígios de devoção ao Sagrado Coração de Jesus remontem à Idade Média, sua popularidade cresceu significativamente após as aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, sendo a primeira delas em 27 de dezembro de 1673.
Na ocasião, ele revelou à religiosa francesa: “O meu coração divino está tão apaixonado pelo amor à humanidade que, como não pode mais conter dentro de si as chamas de sua ardente caridade, precisa espalhá-las”.