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segunda-feira, 1 julho, 2024
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Papa Francisco recebeu em audiência os membros da Comissão Internacional do Apostolado Educacional da Companhia de Jesus (ICAJE)

Por Marina B.

Francisco agradeceu aos presentes “pelo trabalho que realizam nos colégios jesuítas e em outras instituições associadas à missão, que decidiram unir-se ao esforço apostólico da Companhia de Jesus”.

No texto endereçado aos membros da ICAJE, o Papa destacou que “Santo Inácio e seus primeiros companheiros não previam a importância dos colégios no início da fundação da Companhia”, mas “reconheceram o imenso potencial evangelizador e o abraçaram com entusiasmo e dedicação”. Francisco enfatizou que “por meio do currículo e das atividades escolares, os jesuítas se esforçam para que os jovens possam entrar em contato com o Evangelho e o serviço ao próximo, contribuindo assim para o bem comum”.

As Congregações Marianas foram citadas como um exemplo precioso de como a educação jesuíta incentiva os estudantes a se tornarem agentes de mudança e evangelização em seu contexto. Isso envolve jovens aprendendo a descobrir Deus presente nos outros, especialmente nos pobres e marginalizados. Esta, segundo o Papa, é a verdadeira educação: acompanhar os jovens na descoberta do serviço ao próximo e no rigor acadêmico para a construção do bem comum.

Pacto Educativo e o Ser Humano no Centro

De acordo com o Papa, o Novo Pacto Educativo Global promovido por ele “busca atualizar o esforço educacional para preparar os jovens a mudar a mentalidade de uma educação voltada apenas para o ‘meu’ sucesso pessoal, para uma educação que os leve a descobrir a verdadeira plenitude da vida, utilizando dons e habilidades pessoais em colaboração com outros, para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna”.

Precisamos passar da cultura do “eu” para a cultura do “nós”, na qual a educação de qualidade é definida por seus resultados humanizadores e não por seus resultados econômicos.

“Isso significa”, escreve o Papa, “colocar a pessoa no centro do processo. É isso que o Padre Arrupe nos repetia com frequência quando insistia em ‘educar as pessoas para os outros’. Arrupe deixava claro que a pessoa para os outros é, por excelência, Jesus, o verdadeiro homem com e para os outros”.

Segundo Francisco, “a melhor maneira de educar é pelo exemplo, modelando em nós mesmos o que queremos em nossos alunos. Foi assim que Jesus educou seus discípulos e é assim que somos chamados a educar em nossas escolas. Colocar a pessoa no centro significa também colocar os educadores no centro da formação, oferecendo-lhes desenvolvimento e acompanhamento que os ajudem a descobrir seu potencial e seu profundo chamado para acompanhar os outros”.

Colocar a pessoa no centro significa nos descentralizarmos para perceber os outros, especialmente aqueles que estão à margem da sociedade, que não apenas precisam de nossa ajuda, mas que têm muito a nos ensinar e a contribuir conosco. Todos nós ganhamos quando acolhemos os mais pobres e desprotegidos entre nós!

De acordo com o Papa, “sem um verdadeiro relacionamento dos educadores com o Senhor, nada do resto é possível”. Se os jovens “verem em seus educadores, incluindo os pais, primeiros educadores nas famílias, esse relacionamento com Deus e um profundo respeito pelos outros e pela criação”, poderão experimentar o mistério libertador e salvífico de Cristo.

Educar é um trabalho de semeadura e, como diz a Sagrada Escritura, muitas vezes “semeamos com lágrimas e colhemos com cânticos”. A educação é uma tarefa de longo prazo, que exige paciência, onde os resultados nem sempre são claros; mesmo Jesus, no início, não teve resultados imediatos com os discípulos, mas foi paciente e continua sendo paciente conosco, ensinando que educar é esperar, perseverar e insistir com amor.

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