A partir desta segunda-feira, 17, teve início mais uma reunião do Conselho de Cardeais, conhecido como C9, na presença do Papa Francisco, conforme anunciado pela Santa Sé.
O C9 foi estabelecido pelo Pontífice para assessorá-lo na reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja. Esta é a terceira reunião do ano, seguindo encontros anteriores em fevereiro e abril.
Na última sessão, foram discutidos temas como a implementação da constituição apostólica Praedicate evangelium nas Cúrias diocesanas, além dos conflitos em diferentes partes do mundo, com foco especial no Oriente Médio e na Ucrânia. O Papa e os cardeais expressaram a esperança de ampliar esforços para encontrar caminhos de negociação e paz nessas regiões.
O Conselho de Cardeais foi instituído por Francisco em 28 de setembro de 2013, com a missão de apoiar o governo da Igreja universal e propor reformas na Cúria Romana. Após uma renovação em 7 de março do ano passado, o C9 é composto por cardeais de diversas partes do mundo, com Dom Marco Mellino atuando como secretário do grupo.