Uma mensagem em vídeo do Papa Francisco para a estreia do Concerto pela Paz em Madri foi divulgada recentemente. Este vídeo será transmitido no sábado, 9, durante o evento organizado pela rede espanhola de rádios “Cadena 100” da Conferência Episcopal Espanhola.
Este evento beneficente reunirá artistas e fãs em um só propósito: promover a paz em um mundo marcado por conflitos e guerras. O concerto visa criar experiências que ajudem a construir pontes entre diferentes culturas, um objetivo que foi destacado pelo Santo Padre.
“Diante do sofrimento de tantas vítimas, da destruição e das lágrimas derramadas em tantos povos devastados pela guerra – penso na martirizada Ucrânia, mas também na Palestina e em Israel – agradeço a vocês pela iniciativa deste Concerto pela Paz”, expressou o Papa em sua mensagem.
O vídeo será transmitido às 20h, horário local, no WiZink Center. Os ingressos estão esgotados e os fundos arrecadados serão destinados à Associação “Manos Unidas”, uma ONG da Igreja Católica na Espanha que trabalha pelo desenvolvimento dos países em desenvolvimento. Especificamente, esses fundos serão direcionados para ajudar comunidades afetadas pela guerra por meio de ajuda humanitária e reconstrução.
O Papa agradeceu várias vezes a solidariedade de todos os envolvidos, especialmente daqueles que generosamente estarão apoiando mais de 200 famílias afetadas pela guerra na Cisjordânia e em Jerusalém, totalizando cerca de mil pessoas. Ele reconheceu o poder da rádio e da música em prol dos mais vulneráveis.
“Agradeço aos artistas que, com talento e generosidade, estão ajudando as vítimas inocentes. Eles mostraram que a arte e a música podem se tornar mensageiras, instrumentos de paz para construir pontes. Obrigado por não virar as costas, obrigado por se comprometer com aqueles que sofrem diretamente os efeitos das guerras”, concluiu o Santo Padre.