Antes da Audiência Geral desta quarta-feira, 24, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco teve um encontro com o Vice-Presidente da República de Gana, Dr. Mahamudu Bawumia, na “auletta” da Sala Paulo VI do Vaticano, conforme comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Após sua reunião com o Pontífice, o Dr. Bawumia se encontrou com o Secretário do Vaticano para Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.
Contexto
O problema de instabilidade compartilhado pelas nações que fazem fronteira com o Golfo da Guiné é uma preocupação séria. Em dezembro passado, o Conselho Europeu adotou um programa de defesa de dois anos para proteger esses países contra ataques frequentes de pirataria, dez anos após a adoção do “Código de Conduta de Yaoundé”, um programa fundamental para a segurança marítima na região.
O Santo Padre e Mahamudu Bawumia discutiram os “problemas de segurança nos países da África Ocidental e do Golfo da Guiné”.
Após o encontro, conforme nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, Bawumia teve “conversas cordiais” com o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher. Durante a conversa, foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e Gana, e foram discutidos alguns aspectos da situação política e socioeconômica do país, especialmente a colaboração nos campos da educação e da saúde. Houve também uma troca de opiniões sobre a atualidade internacional e sobre a segurança na região.