Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 23 novembro, 2024
Início » Papa Francisco coroa Nossa Senhora Medianeira como rainha do povo gaúcho em cerimônia emocionante no meio da crise ecológica

Papa Francisco coroa Nossa Senhora Medianeira como rainha do povo gaúcho em cerimônia emocionante no meio da crise ecológica

Por Marina B.

Na noite de quinta-feira, 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Maria, Nossa Senhora Medianeira foi oficialmente coroada como “Rainha do Povo Gaúcho”. A cerimônia foi conduzida pelo arcebispo de Santa Maria e presidente da Santa Missa no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, Dom Leomar Bruston, que também foi o responsável pelo pedido de coroação.

O decreto do Departamento Vaticano para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, datado de 31 de maio e endereçado à Arquidiocese de Santa Maria e a Dom Leomar, foi lido publicamente após a homilia. O documento confirmou o pedido do arcebispo de 6 de maio e a concessão do Papa Francisco para a designação de Nossa Senhora Medianeira como “Rainha do Povo Gaúcho”.

Durante a oração que precedeu a coroação, Dom Leomar destacou que Maria foi escolhida para ser mãe do Redentor e é a verdadeira mãe dos viventes. “Ela foi exaltada acima de todos os anjos e agora reina gloriosa com seu Filho, intercedendo por todos como advogada da graça e rainha da misericórdia”, ressaltou.

O arcebispo então pediu: “Olhe benignamente para estes vossos servos e servas que colocam uma coroa visível na imagem de Cristo e de sua mãe. Proclamam vosso Filho Rei do Universo e a Bem-Aventurada Virgem Maria como Rainha.”

Após aspergir água benta sobre a coroa, Dom Leomar, acompanhado por outros arcebispos e bispos do Rio Grande do Sul, fez uma procissão até o ícone de Nossa Senhora Medianeira, onde a coroação foi realizada e a imagem incensada durante o cântico solene do Magnificat.

Homilia

Na homilia, Dom Leomar destacou a grande presença de fiéis no Santuário e reforçou que bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos se uniram para reconhecer Maria como Rainha do povo gaúcho. Ele expressou a preocupação com o impacto das chuvas de maio, que causaram o maior desastre ecológico no Rio Grande do Sul.

O arcebispo mencionou a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Laudete Deum, que alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas e seu impacto em saúde, emprego e recursos. “Mesmo diante das águas que não conseguiram desanimar o povo gaúcho, a solidariedade de todo o Brasil tem sustentado o desejo de reconstrução”, afirmou.

Dom Leomar também elogiou a ação da Igreja no estado, que abriu suas portas para os desabrigados e se transformou em hospitais de campanha. “Queremos adornar esta coroa com o ouro do amor, as pedras preciosas da solidariedade e a empatia que marcaram estes tempos”, desejou.

O arcebispo agradeceu ao Papa Francisco pela concessão da coroação e destacou que Maria é uma luz que ajuda o estado a se reerguer.

Jubileu de 60 anos do Regional Sul 3 da CNBB

O evento também celebrou o Jubileu de 60 anos do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o lançamento da revista “Gente à Frente: Igreja Católica em Missão no Rio Grande do Sul”. Dom Leomar Brustolin, presidente do Regional Sul 3, esteve acompanhado por diversos bispos e sacerdotes das arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.