Na terça-feira, 3 de setembro, o Pacto Contra a Fome lançará uma nova campanha para combater o desperdício de alimentos. Intitulada “Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo”, a iniciativa visa destacar a conexão entre o desperdício de alimentos e a fome.
O lançamento da campanha marca o início do mês em que se celebra o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, em 29 de setembro. Esta data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os impactos do desperdício de alimentos na segurança alimentar e no meio ambiente.
Entre as ações programadas estão o lançamento do Guia “Lugar de comida é no prato”, a publicação de um manifesto em jornais de grande circulação e a exibição de um filme publicitário.
Insegurança Alimentar
Padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destaca que desde a Campanha da Fraternidade de 2023, com o tema “Fraternidade e Fome”, a CNBB se uniu ao Pacto Contra a Fome com o objetivo de garantir a segurança alimentar para todos os brasileiros. “Produzimos muito alimento, mas também desperdiçamos em grande quantidade. Se o que é desperdiçado fosse compartilhado, poderíamos resolver grande parte da fome, insegurança alimentar e miséria no Brasil,” afirma padre Jean Poul.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, em 2023, o Brasil tinha 64 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo 8,7 milhões em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, fome. “Os dados mostram que 4,1% dos domicílios brasileiros vivem em insegurança alimentar grave, um número que pouco mudou desde 2018, evidenciando a necessidade de uma abordagem coletiva para resolver os problemas estruturais que perpetuam a fome,” explica Maria Siqueira, diretora de Políticas Públicas e Projetos do Pacto Contra a Fome.
Segundo um levantamento do Pacto Contra a Fome, em parceria com a consultoria Integration, anualmente são descartadas 55 milhões de toneladas de alimentos em toda a cadeia produtiva, do campo ao prato. Destas, 47,9 milhões de toneladas são perdidas antes de chegar ao consumidor. O mais recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) revela que cada brasileiro descarta cerca de 94 quilogramas de alimentos por ano.
Sobre o Pacto Contra a Fome
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial dedicada à erradicação da fome e ao combate ao desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Com a missão de erradicar a fome até 2030 e garantir que todos os brasileiros estejam bem alimentados até 2040, o Pacto atua com base em três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.