A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 3, o calendário das celebrações presididas pelo Papa Francisco nos meses de junho e julho, além das duas viagens apostólicas de setembro. De acordo com Mons. Diego Ravelli, Mestre de Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, o Pontífice presidirá a Santa Missa com a bênção dos Pálios em 29 de junho, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, na Basílica de São Pedro, com início às 9h30 na Itália, 4h30 no horário de Brasília.
No dia 1° de julho, Francisco presidirá o Consistório Ordinário Público para a votação de algumas Causas de Canonização na Sala do Consistório, no Vaticano, com início às 9h na Itália, 4h no horário de Brasília. Em 7 de julho, o Papa partirá para Trieste, na Itália, para a terceira visita pastoral deste ano no país, participando da 50ª Semana Social dos Católicos.
Viagem Internacional em Setembro
A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou as viagens apostólicas para setembro. Do dia 2 a 13 de setembro, Francisco visitará a Indonésia, Papua Nova-Guiné, Timor-Leste e Singapura. Esta será a viagem mais longa de seu pontificado, abrangendo quatro países de dois continentes por 12 dias. O Pontífice terá agendas em Jacarta, Port Moresby, Vanimo, Díli e Singapura durante essa missão.
De 26 a 29 de setembro, o Papa viajará para Luxemburgo e Bélgica, passando primeiro por Luxemburgo e depois pelas cidades de Bruxelas, Lovaina e Louvain-la-Neus, na Bélgica.
Planos Futuros
Em dezembro de 2023, em entrevista a uma emissora de TV do México, Francisco expressou o desejo de viajar à Bélgica em 2024, além de viagens “pendentes” à Polinésia e à Argentina, descartando a ideia de renunciar apesar da idade avançada.