A comunidade católica da cidade de Sonsonate, em El Salvador, está celebrando os 420 anos da chegada da imagem de Jesus Nazareno. O Papa Francisco, para marcar essa festa religiosa, enviou uma mensagem nesta quarta-feira, 27, instando os fiéis a contemplarem o “rosto divino e sentirem que seus passos caminham ao nosso lado”.
Na mensagem dirigida ao bispo de Sonsonate, Dom Constantino Barrera, e a todos os devotos de Jesus Nazareno, o Pontífice expressou sua gratidão “por terem me incluído na celebração do aniversário da chegada da imagem de Jesus Nazareno a estas terras em 1604, e por poder me unir à celebração neste dia solene de Sexta-feira Santa”.
A leitura da mensagem do Papa Francisco foi feita pelo núncio apostólico em El Salvador, Arcebispo Luigi Roberto Cona, na Catedral da Santíssima Trindade em Sonsonate, onde milhares de devotos se reuniram para participar do jubileu e acompanhar a tradicional procissão de Jesus Nazareno pelas ruas da cidade.
“É significativo”, escreveu o Papa na mensagem, “como o Senhor usa nossa linguagem pobre para nos transmitir a mensagem divina. Ainda hoje esperamos, como fizeram nossos antepassados há mais de 400 anos, ver a imagem de Jesus Nazareno aparecer”.
O Pontífice incentivou os fiéis a refletirem sobre o que desejam ver durante as procissões, destacando que mais do que uma bela estátua ou uma obra de arte valiosa, é importante ver a presença de Jesus chegando, lembrando a atitude do povo de Israel ao observar Moisés dirigindo-se à Glória de Deus.
Francisco também convidou a contemplar o rosto de Jesus Nazareno e sentir sua presença ao lado do povo, enfatizando que seus passos nos acompanham. Ele encorajou os fiéis a responderem ao Senhor com generosidade, mesmo diante da ingratidão e da indignidade, assim como fizeram os israelitas diante da Glória de Deus.
Por fim, o Papa pediu aos devotos que, ao carregarem a imagem de Jesus Nazareno na procissão, rezem pelos que sofrem, seguindo o exemplo de Cristo em consolar os irmãos e irmãs em suas dores, e pediu que todos busquem glorificar a Deus com suas vidas.