O campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, compartilhou uma foto tirada durante sua exibição nas Olimpíadas de Paris nesta segunda-feira (29), que rapidamente se tornou viral nas redes sociais e destaque na imprensa global. O atleta brasileiro postou a imagem em seu perfil no Instagram, acompanhada do versículo bíblico de Filipenses 4:13: “Tudo posso Naquele que me fortalece”.
Em entrevista à Band, Simone Medina, mãe do surfista, relatou que no início da carreira de Gabriel, quando ele sentiu medo, ela o encorajou dizendo: “Ninguém é maior que Deus, nem as ondas.”
Especialista nas ondas de Teahupo’o, no Taiti, onde as competições olímpicas estão sendo realizadas, Medina surfou um tubo quase perfeito no início de sua bateria, obtendo a nota 9,90, a maior da história do surfe olímpico.
A imagem de Medina foi replicada nos principais veículos internacionais. Em sua postagem, o New York Times, que até a produção desta matéria tinha mais de 200.000 curtidas, destacou:
“O surfista brasileiro Gabriel Medina marcou na segunda-feira um histórico 9,90, a maior pontuação em uma única onda na história das Olimpíadas, avançando para as quartas de final masculinas.”
O jornal informou que a foto, de autoria de Jerome Brouillet, da Agência France Presse, foi capturada durante a celebração aérea de Medina, “produzindo uma das fotos mais icônicas dos Jogos de Paris até agora.”
O The Guardian relatou:
“A 16.000 km de Paris, em um recife distante, o surfista Gabriel Medina proporcionou aos espectadores das Olimpíadas uma das imagens mais memoráveis dos Jogos até agora, com uma celebração aérea tão bem equilibrada que parecia boa demais para ser verdade.
O brasileiro pegou uma onda poderosa em Teahupo’o, no Taiti, na segunda-feira, saindo de uma seção tubular antes de voar pelo ar e parecer se assentar em uma nuvem do Pacífico, apontando para o céu com serenidade bíblica, seus movimentos espelhados precisamente por sua prancha de surfe.”
O fotógrafo Brouillet, que tirou a foto de um barco próximo, disse que “as condições estavam perfeitas, as ondas eram mais altas do que esperávamos”.
Ele comentou: “Então, ele [Medina] está na parte de trás da onda e eu não consigo vê-lo e, de repente, ele aparece. Eu tirei quatro fotos e uma delas foi esta.”
“Não foi difícil tirar a foto. Era mais sobre antecipar o momento e onde Gabriel iria sair da onda.”
Natural de São Sebastião (SP), Medina, atualmente com 30 anos, é tricampeão mundial de surfe, tendo conquistado seus títulos em 2014, 2018 e 2021. Agora, o surfista luta pelo ouro olímpico.