Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 24 novembro, 2024
Início » Jubileu de 2025 conta com abertura triunfal da Porta Santa e indulgências inéditas

Jubileu de 2025 conta com abertura triunfal da Porta Santa e indulgências inéditas

Por Marina B.

O Jubileu de 2025 começará com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcada para 24 de dezembro de 2024. O Papa também inaugurará as Portas Santas das três outras Basílicas Papais de Roma: São João de Latrão em 29 de dezembro, Santa Maria Maior em 1º de janeiro de 2025, e São Paulo Fora dos Muros em 5 de janeiro. Estas três portas serão fechadas em 28 de dezembro do mesmo ano, enquanto a Porta Santa de São Pedro será fechada em 6 de janeiro de 2026.

A tradição de abrir a Porta Santa, um ato simbólico que marca o início do Ano Santo, remonta ao ano de 1500 com o Papa Alexandre VI. Atualmente, a parede que sela a porta é desmontada antes da abertura para retirar a caixa que contém a chave do último Ano Santo. Após o Papa empurrar as portas, elas permanecem abertas para os peregrinos, simbolizando o encontro com Cristo e a continuidade do caminho de conversão.

No dia 13 de maio de 2024, a Santa Sé publicou o Decreto sobre a concessão da Indulgência plenária para o Jubileu de 2025. O documento, intitulado “Spes non confundit” (A esperança não confunde), destaca que a Indulgência é um meio de experimentar a misericórdia ilimitada de Deus. O decreto especifica que durante o Jubileu, todos os fiéis arrependidos, que se confessarem e comungarem, podem obter a indulgência plena, que também pode ser aplicada pelas almas do Purgatório.

Para obter a Indulgência Jubilar, os fiéis podem participar de peregrinações a lugares sagrados designados, como as quatro Basílicas Papais de Roma e a Terra Santa. Também é possível obter a indulgência visitando outras igrejas designadas e participando de adorações e orações.

Se um fiel não puder participar das celebrações devido a um motivo grave, ele pode receber a indulgência se estiver unido espiritualmente aos eventos, rezando em casa e oferecendo suas dificuldades. Além disso, a indulgência pode ser alcançada através de obras de misericórdia e penitência, como jejum, doações aos pobres e apoio a obras religiosas e de caridade.

Embora normalmente seja possível obter uma única indulgência plenária por dia, o documento permite que, ao realizar atos de caridade e participar da Santa Missa duas vezes em um dia, o fiel possa receber a indulgência plenária duas vezes no mesmo dia, destinada especialmente às almas do Purgatório.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, fornecerá mais detalhes sobre as condições para obter esta graça espiritual.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.