Os fundadores da Fazenda da Esperança participarão de uma audiência privada com o Papa Francisco nesta quarta-feira, 21, às 7h30 (horário de Brasília), no Vaticano. A instituição, que se dedica principalmente à recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, foi criada por Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo.
Durante o encontro com o Santo Padre, serão discutidos temas como a Associação Internacional de Fiéis Família da Esperança e o trabalho da Obra Social como um todo. Este será um momento para compartilhar com o Papa as iniciativas e os resultados alcançados pela instituição.
A Fazenda da Esperança foi fundada em 1983 na cidade de Guaratinguetá (SP), por Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo. Além de atuar em diversas áreas, como educação infantil, cuidado aos idosos e apoio a pessoas com HIV, sua principal atividade atualmente é a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas. O foco é ajudar os acolhidos a reconstruírem suas vidas, retornarem às atividades sociais com autonomia e fortalecerem seus vínculos familiares.
Hoje, a Fazenda da Esperança está presente em 28 países da América, Europa, África e Ásia, com mais de 105 comunidades no Brasil, incluindo 23 unidades exclusivas para acolhimento de mulheres e seus filhos.
A Família da Esperança é uma Associação Internacional de Fiéis reconhecida pela arquidiocese de Aparecida (SP) em 1999 e aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos da Igreja Católica em 2015. Com 2.107 membros, que podem ser religiosos, consagrados ou leigos casados, a Família da Esperança se dedica a espalhar o Carisma da Esperança ao redor do mundo.