Os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão (RS), estão se dedicando a oferecer assistência às famílias deslocadas e necessitadas de acolhimento.
Eduardo Cantelli, seminarista de Bento Gonçalves e aluno de Teologia pela Diocese de Caxias do Sul, relata a mobilização dos seminaristas em colaboração com paróquias e iniciativas humanitárias, envolvendo distribuição de alimentos e coleta de doações.
“Assim que soubemos das enchentes, nos organizamos para ajudar as famílias afetadas. Os seminaristas da Província Eclesiástica de Porto Alegre, residindo no mesmo centro de formação em Viamão, uniram esforços com a Cáritas Arquidiocesana e auxiliaram nas paróquias que acolhem desabrigados. Além disso, realizamos a coleta de roupas, alimentos e itens de higiene em paróquias de Viamão, destinando-os aos necessitados”, explica.
A experiência no Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) tem ampliado a compreensão sobre a missão da Igreja. Segundo Eduardo, participar desses encontros mensais e experiências missionárias tem fortalecido a convicção de que “missão é anunciar o Evangelho, vivendo-o e testemunhando-o no meio do povo”.
Mateus Rocha dos Santos, seminarista de São Paulo, ressalta a importância da fé na ajuda ao povo. Ele descreve o trabalho realizado em Canoas, onde se concentram na Paróquia Nossa Senhora das Graças e no Santuário São Cristóvão, auxiliando no Colégio Maria Auxiliadora e apoiando famílias desabrigadas.
“A situação é desafiadora, mas nossa fé nos impulsiona a seguir ajudando. Vemos o amor expresso nos gestos simples de solidariedade. Pedimos a Deus forças para continuar auxiliando essas pessoas”, conclui Mateus.