No último sábado, 6 de abril, em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, convocado pelas Nações Unidas, o renomado jogador argentino de padel, Fernando Belasteguín, amplamente reconhecido como o melhor na história do esporte, foi calorosamente recebido pela Athletica Vaticana no domingo, 7 de abril.
Durante o Regina Coeli deste domingo, Sua Santidade o Papa Francisco destacou a importância do Dia Internacional do Esporte, enfatizando que a prática esportiva tem o poder de educar para uma sociedade aberta, solidária e livre de preconceitos. O Papa ressaltou a necessidade de líderes esportivos e educadores que priorizem não apenas a vitória e o lucro, mas também promovam a amizade social e a fraternidade através do esporte.
Belasteguín, acompanhado de sua esposa e três filhos, teve o privilégio de visitar pela primeira vez a comunidade do Dispensário Pediátrico Santa Marta, que oferece assistência diária a famílias carentes com crianças pequenas. Ele foi recebido pela diretora da instituição, Irmã Anna Luisa Rizzello, e pela vice-presidente da Athletica Vaticana, Valentina Giacometti.
O padel, um esporte similar ao tênis, é extremamente popular na Argentina, sendo o segundo esporte mais praticado no país, atrás apenas do futebol. Belasteguín, que ocupou o primeiro lugar no ranking mundial por 16 anos consecutivos, destacou a importância da presença oficial da Federação do Vaticano no mundo do padel, ressaltando seus valores fundamentais de solidariedade e inclusão por meio do esporte.
O campeão argentino expressou seu apoio ao compromisso de promover a participação de meninas e meninos com deficiência e outras pessoas vulneráveis no esporte. Ele se colocou à disposição para futuras iniciativas nesse sentido. Na sexta-feira, 5 de abril, a Athletica Vaticana organizou partidas inclusivas de padel, envolvendo jovens com autismo, síndrome de Down e suas famílias.
A visita de Belasteguín ao Vaticano incluiu momentos de contemplação nos Jardins do Vaticano e na majestosa Basílica de São Pedro, destacando o vínculo entre espiritualidade e esporte. Ele foi acompanhado pela diretora do Vatican Padel, Alessandra Turco, pela vice-diretora Barbara Carusi e pelo secretário geral Fabrizio Peloni.
A passagem de Belasteguín pelo Vaticano teve seu prólogo em Roma, na tarde de sábado, 6 de abril, com jogos nos campos esportivos, na presença do presidente da Federação Internacional de Padel, Luigi Carraro.