A Diocese de Garanhuns (PE) iniciou oficialmente o processo de beatificação e canonização de frei Caetano de Messina, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos que dedicou grande parte de sua vida à evangelização no Nordeste. A cerimônia de abertura do Inquérito Canônico foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Agnaldo Temóteo, na última sexta-feira, 31 de agosto, no Baras Eventos, em Bom Conselho (PE).
Após a cerimônia, Dom Agnaldo celebrou a Santa Missa na capela do Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, fundado por Frei Caetano em 1853, e que faz parte da Casa Mãe do Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. O evento contou com a presença de clérigos, religiosas e devotos do religioso.
Biografia Frei Caetano de Messina nasceu na Itália e chegou ao Porto de Recife em 11 de setembro de 1841, começando imediatamente sua missão de evangelização. Ele percorreu diversas cidades e vilarejos em Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, dedicando-se ao anúncio do Reino de Deus e ao atendimento das necessidades das populações carentes, seguindo o exemplo de São Francisco.
Em Bom Conselho (PE), Frei Caetano promoveu a pacificação e o desarmamento local, o que levou à fundação do colégio e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, voltada para a educação de jovens e crianças em vários estados brasileiros.
Frei Caetano faleceu em 1878, aos 71 anos, em Montevidéu, no Uruguai. Três anos após sua morte, seus restos mortais foram transferidos para a Igreja de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Em 1996, conforme seu desejo, foram levados para o Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde um mausoléu foi erguido em sua homenagem, tornando-se um local de peregrinação para aqueles que veem nele um exemplo de fé e dedicação.
Com o início do Inquérito Canônico, a Igreja começará a avaliar minuciosamente a vida e as virtudes de Frei Caetano, processo que pode levar à sua canonização.