Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 29 novembro, 2024
Início » Como a Catedral Notre-Dame renasceu das cinzas em tempo recorde

Como a Catedral Notre-Dame renasceu das cinzas em tempo recorde

Por Marina B.

Desde a noite do incêndio devastador em 15 de abril de 2019, o presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu restaurar a Catedral de Notre-Dame em cinco anos, em uma tentativa de acalmar uma nação em choque. Desde então, o trabalho na famosa construção gótica tem avançado rapidamente e aparentemente está dentro do cronograma.

O ex-general Jean-Louis Georgelin, designado por Macron como mestre de obras para a empreitada, afirmou em uma entrevista ao grupo de mídia Ouest-France que, graças a um planejamento rigoroso, estão confiantes e determinados a reabrir a catedral para serviços litúrgicos e ao público em dezembro de 2024.

Investigações sobre a estrutura do edifício revelaram que, apesar do grande incêndio, as paredes da catedral permaneceram estáveis, assim como a maioria das abóbadas. Isso permitiu a remoção dos andaimes que estavam suspensos nos transeptos norte e sul, bem como nos primeiros vãos da nave. Os vitrais e o grande órgão, poupados pelas chamas, passaram por uma limpeza completa.

O mestre de obras enfatizou a importância de manter-se vigilante e focado, mesmo durante esta fase de restauração interna.

O incêndio parcial de Notre-Dame há cinco anos atrás foi um dos maiores marcos históricos da capital francesa. O corpo de bombeiros de Paris lutou por quatro horas para conter o fogo na estrutura de madeira do telhado. No entanto, a extensão da destruição não foi tão grande quanto inicialmente temida. Partes da catedral, incluindo a fachada oeste, as torres principais e as paredes da nave central, permaneceram estáveis. Calor, fumaça, fuligem e água de extinção danificaram o mobiliário da igreja, mas não causaram grandes danos estruturais.

Enquanto a causa do incêndio ainda está em aberto, as doações para a restauração da catedral totalizaram 850 milhões de euros na França, com apoio adicional e know-how provenientes da Alemanha.

A reconstrução de Notre-Dame também levantou questões arquitetônicas sobre como restaurar a torre queimada. Após um intenso debate, uma comissão nacional optou unanimemente pela reconstrução histórica, garantindo que Notre-Dame retorne à sua antiga glória. A torre já está sendo restaurada, assim como a estrutura do telhado, e os andaimes estão sendo gradualmente desmontados.

Dentro da catedral, os trabalhos se concentram na conclusão da parte elétrica, do sistema de proteção contra incêndios, do aquecimento e dos móveis. Os franceses aguardam ansiosamente pelo dia 8 de dezembro de 2024, quando Notre-Dame abrirá novamente suas portas para todos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.