Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 7 outubro, 2024
Início » Cardeal do Vaticano encontra Zelensky e toca o coração da Ucrânia: Visita ao hospital bombardeado e condecoração nacional

Cardeal do Vaticano encontra Zelensky e toca o coração da Ucrânia: Visita ao hospital bombardeado e condecoração nacional

Por Marina B.

No penúltimo dia de sua missão na Ucrânia, o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, teve um encontro significativo com o presidente Volodymyr Zelensky. A reunião ocorreu na manhã de terça-feira, 23, e incluiu uma visita ao hospital pediátrico de Okhmatdyt, atingido por um bombardeio russo em 8 de julho. Na ocasião do ataque, havia 627 crianças no hospital; duas mortes foram registradas, incluindo a de um médico, e 50 pessoas ficaram feridas, com oito delas sendo menores. Outros 94 pacientes foram transferidos para unidades médicas em Kyiv.

Durante sua visita ao hospital, Parolin foi recebido pelo ministro da Saúde ucraniano, Viktor Liashko, e pelo diretor-geral do hospital, Volodymyr Zhovnir. O cardeal percorreu as áreas afetadas, incluindo os restos dos pavilhões destruídos, e se encontrou com as crianças internadas, conversou com os pais, agradeceu aos médicos e discutiu possíveis colaborações com o hospital pediátrico vaticano Bambino Gesù.

Posteriormente, Parolin visitou o Complexo Museológico de Santa Sofia de Kyiv, onde foi recebido pela diretora-geral, Nelia Kukovalska. A catedral, que remonta a 1037, é um símbolo da capital ucraniana e da unidade nacional.

No encontro com Zelensky, o cardeal reiterou a proximidade do Papa Francisco e o compromisso de buscar uma paz justa e duradoura para a Ucrânia. Em reconhecimento aos seus esforços, o presidente conferiu ao Cardeal Parolin a Ordem ao Mérito, uma das mais altas honras nacionais.

O encontro com Zelensky faz parte do contínuo diálogo entre a Santa Sé e a Ucrânia em busca de paz. Em junho, Zelensky já havia recebido o cardeal Matteo Zuppi, enviado do Papa, e conversado com Francisco várias vezes desde o início da invasão russa.

Na quarta-feira, 24, a missão do Cardeal Parolin na Ucrânia chegou ao fim. Após uma noite na Nunciatura Apostólica de Varsóvia, ele retornou ao Vaticano.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.