Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 5 novembro, 2024
Início » Brasil vê queda drástica nos casamentos e explosão de divórcios após pandemia

Brasil vê queda drástica nos casamentos e explosão de divórcios após pandemia

Por Marina B.


Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trazem à tona uma realidade marcante: o Brasil está testemunhando uma queda no número de casamentos e um aumento expressivo nos divórcios.

De acordo com a pesquisa “Estatísticas do Registro Civil 2022”, desde 2015 vem se registrando uma queda constante no total de casamentos formalizados. Essa tendência foi exacerbada entre 2019 e 2020, impulsionada pelos impactos da pandemia de Covid-19 e pelas medidas restritivas adotadas para conter a propagação do vírus.

As restrições de distanciamento social durante a pandemia impossibilitaram a realização de muitas cerimônias de casamento, resultando em um adiamento generalizado das uniões matrimoniais. Contudo, entre 2020 e 2021, observou-se um aumento no número de casamentos formalizados, provavelmente devido às campanhas de vacinação em larga escala e à flexibilização das medidas restritivas.

Apesar desse aumento, os registros de casamento em 2022 não conseguiram recuperar os números médios dos cinco anos anteriores à pandemia, totalizando 970.041 casamentos.

Adicionalmente, a pesquisa revelou um aumento na idade média dos cônjuges em casamentos entre pessoas de sexos diferentes. Em 2022, cerca de 24,1% das mulheres e 30,4% dos homens tinham 40 anos ou mais no momento do casamento, indicando uma tendência de prolongamento do período entre o início do relacionamento e o casamento. Outro dado relevante é o aumento significativo no número de divórcios em 2022, totalizando 420.039 divórcios concedidos em primeira instância ou realizados por escrituras extrajudiciais, representando um aumento de 8,6% em relação ao ano anterior.

O tempo médio de duração do casamento também diminuiu ao longo dos anos, caindo de aproximadamente 16 anos em 2010 para 13,8 anos em 2022. Ademais, houve um aumento notável no percentual de divórcios judiciais que envolvem a guarda compartilhada dos filhos, apontando para uma mudança nas práticas de guarda pós-divórcio.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.