Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 23 outubro, 2024
Início » Tribunal decide que dívida de empréstimo consignado de falecido deve ser quitada por herdeiros

Tribunal decide que dívida de empréstimo consignado de falecido deve ser quitada por herdeiros

Por Alexandre G.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), determinou que a responsabilidade pelo pagamento de um empréstimo consignado contraído por um devedor falecido, recaia sobre seus herdeiros. Essa decisão foi tomada pela 10ª Turma do TRF-1, que de forma unânime, rejeitou o recurso dos representantes do espólio do consumidor.

O montante do empréstimo consignado com desconto em folha não foi divulgado. Os herdeiros buscavam na Justiça a extinção da dívida, alegando que a Lei 1046, de 1950, a qual trata das operações de crédito consignado e prevê a exclusão da dívida em caso de falecimento do contratante, não foi revogada e, portanto, deveria ser aplicada ao caso.

Argumentaram também que a Lei 10.820, de 2003, que trata do desconto em folha, não aborda explicitamente a situação de falecimento do mutuário de crédito consignado, indicando a ausência de revogação.

O relator do caso, juiz federal Pablo Baldivieso, afirmou que o contrato de empréstimo em questão, não incluiu cobertura de seguro para o falecimento do mutuário, resultando no vencimento antecipado da dívida com a morte. Portanto, para o magistrado, o falecimento do contratante não isenta os herdeiros da obrigação do empréstimo, pois a herança é responsável pela dívida dentro de seus limites.

A posição do juiz, fundamentada em jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi seguida pelos demais juízes. Segundo Baldivieso, “incabível a quitação de empréstimo consignado em folha em virtude do falecimento do consignante, porquanto a Lei nº 1.046/50, que previa essa possibilidade, não está mais em vigor, uma vez que o seu texto não foi reproduzido pela Lei nº 10.820/03, aplicável aos celetistas, tampouco pela Lei nº 8.112/90, aplicável aos servidores civis”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.