Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 16 outubro, 2024
Início » Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) decide manter estado de epidemia por dengue

Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) decide manter estado de epidemia por dengue

Por Marina B.

Apesar da autonomia municipal para declarar ou revogar epidemias, a SES-RJ mantém o decreto de epidemia por dengue devido aos altos números de casos e incidência da doença. O estado permanece em nível 3 de emergência em saúde pública, com casos dez vezes acima do esperado para esta época do ano, totalizando mais de 171 mil registros e 71 mortes confirmadas até 28 de março.

A secretária de Saúde, Claudia Mello, destaca a importância da vigilância contínua e do acompanhamento médico para evitar complicações e óbitos, considerando a dinâmica da dengue.

O monitoramento da epidemia é feito diariamente pela SES-RJ, que continuará avaliando os números para tomar medidas necessárias.

Plano Estadual de Combate à Dengue

Além do monitoramento, a SES-RJ tem treinado profissionais de saúde, implantado centros de hidratação, ampliado salas de hidratação em UPAs estaduais e fornecido equipamentos e insumos aos municípios mais afetados.

O Governo do Estado disponibilizou leitos em unidades de referência, lançou ferramentas online para auxiliar médicos no diagnóstico e estabelecer condutas de tratamento, e criou o Observatório da Dengue para acompanhar dados e medidas de apoio aos municípios. O monitoramento em tempo real é realizado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ, que também conta com o Comitê de Operações Emergenciais para a dengue.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.