A construção do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), um corredor expresso em São Gonçalo, avançou para mais uma etapa iniciada pelo Governo do Estado. Este projeto, que conectará Guaxindiba a Neves, é o maior plano de mobilidade urbana na história da cidade e já está em andamento com intervenções em várias frentes.
– O MUVI beneficiará mais de 120 mil moradores de São Gonçalo e aliviará o sistema viário, impactando toda a Região Metropolitana. As intervenções urbanísticas incluem ciclovias, revitalização de espaços públicos e calçadas. É importante destacar que é uma obra verde, sustentável, que promoverá a prevenção de desastres – explicou o governador Cláudio Castro.
O novo trecho em obras está recebendo trabalhos de terraplanagem no bairro da Trindade, próximo ao batalhão da Polícia Militar. Também será construída a primeira das cinco pontes anunciadas em dezembro. A estrutura já está sendo medida e criará uma pista de rolamento sobre o Rio Alcântara. A obra é executada pela Secretaria das Cidades em conjunto com a prefeitura, dividida em seis trechos.
– Iniciamos mais um trecho do MUVI, que será um dos projetos mais visíveis do município. Estamos com várias frentes de obras em andamento e sabemos que isso causa transtornos para quem passa. Mas o benefício a longo prazo será sentido pela população. Estamos tratando este projeto com muito cuidado e esperamos entregá-lo o mais breve possível – disse o secretário das Cidades, Douglas Ruas.
O corredor viário terá 18 quilômetros de extensão, passando por 13 bairros, 32 estações de embarque e desembarque, além de áreas verdes, espaços de convivência e ciclovias ao longo de todo o trajeto. O investimento é de mais de R$ 287 milhões e a previsão de conclusão é para 2025.
Ciclorrota
Também em São Gonçalo, no bairro Colubandê, a ciclorrota está em fase de construção. O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, está investindo mais de R$ 12 milhões na instalação da infraestrutura. Serão 4,4 km de pista sinalizada e exclusiva para ciclistas, ligando o bairro Raul Veiga à Praça Getúlio Vargas, no Rocha. Além da ciclovia, o projeto inclui novo calçamento, passeio público, áreas verdes e espaços de convivência.