O Rio de Janeiro será o centro das atenções na 63ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), na Colômbia. Este evento, que acontecerá entre os dias 16 e 21 de abril, contará com a exibição de filmes, a presença de cineastas e mesas de debate com produções do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Além disso, o festival marcará o lançamento da segunda edição do edital de Internacionalização ‘Hola Rio’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), que será realizado no país vizinho.
O Festival de Cartagena é o maior evento de cinema da América Latina, e nele discutiremos sobre as experiências bem-sucedidas na democratização do acesso à arte e os laços que unem o Rio de Janeiro e a Colômbia. Compartilharemos nossas experiências com as bibliotecas, o modelo de pacificação, entre outros, e esperamos que a construção de cinemas populares e mecanismos de financiamento cultural adotados aqui possam inspirar o mundo. Essa troca de conhecimento nos faz avançar – destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.
A apresentação do Rio de Janeiro na Colômbia é uma realização da Rede Cine+, projeto patrocinado pela Enel e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura. O evento também contará com conferências sobre a experiência do Estado na gestão da cultura e na internacionalização das artes.
Entre as atividades promovidas pela Rede Cine+ estão rodadas de negócios, com a participação de empresas como Rio2C, Estúdio GIZ, Video Filmes, Bananeira, entre outras, além da exibição de produções nacionais.
A programação incluirá também a presença de cineastas do Rio de Janeiro, como Vinícius Girnys, Emilio Domingos, Leonardo Martinelli, Leonardo Edde e Renan Barbosa Brandão. O município de Paraty terá uma participação especial com a exibição de um filme que retrata a história da cidade e sua rica cultura.
Além do audiovisual, a música brasileira também terá destaque no festival, com a apresentação da dupla Raoni e Dandara Ventapane, netos do renomado Martinho da Vila, que prometem contagiar o público latino com muito samba.
Todas as informações sobre a programação do evento podem ser conferidas no site do FICCI ou pelo Instagram (@ficcifestival).
Rede Cine+
O Programa Rede Cine+ é uma iniciativa inovadora de democratização do acesso ao audiovisual em cidades de pequeno e médio porte no interior do estado. Em 2023, a Sececrj e a Enel inauguraram cinco novas salas de cinema e promoveram percursos formativos em capacitação profissional para exibição, gestão de equipamentos para fruição audiovisual, história do cinema e noções de curadoria.
Segunda edição do Festival Hola Rio
Durante o FICCI, será apresentada a plataforma ¡Hola Rio!, que chega em sua segunda edição e será realizada na Colômbia, promovendo a riqueza da produção artística do Estado do Rio de Janeiro a seis cidades colombianas. Este evento contará com mais de 70 apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual e ações formativas, envolvendo cerca de 200 artistas, gestores, produtores e técnicos brasileiros. Essa iniciativa visa promover um diálogo intercultural que transcende fronteiras e enriquece as relações bilaterais entre Brasil e Colômbia.