O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (02/07), as primeiras unidades de um total de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), adquiridos pelo Governo do Estado. Além dos caminhões, foram entregues três plataformas mecânicas, sendo uma nova e duas recentemente reformadas. A cerimônia ocorreu durante as celebrações dos 168 anos da corporação.
“Assumi o governo com o compromisso de transformar o Corpo de Bombeiros no mais moderno do país e hoje posso afirmar que estamos cumprindo este objetivo. Investimos 1 bilhão de reais em tecnologia de ponta, resultando em uma corporação no ápice tecnológico e operacional”, declarou o governador Cláudio Castro durante o evento.
Os novos veículos, importados da Espanha, apresentam inovações tecnológicas únicas no Brasil, como um canhão automático de combate a incêndios operável remotamente do interior da cabine, mesmo durante o deslocamento do veículo. Equipados com câmera térmica, ventilador turbo para incêndios, motobomba portátil, e mais de 70 outros materiais para combate e salvamento, os caminhões prometem aumentar a agilidade e segurança das operações.
Na ocasião, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, condecorou com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro personalidades militares e civis que contribuíram significativamente para a corporação.
“As plataformas mecânicas entregues hoje ampliam para nove o número total de equipamentos disponíveis. Uma delas, a maior do país com capacidade para alcançar 90 metros de altura, será fundamental em operações de resgate e combate a incêndios em edifícios elevados. A reforma das duas viaturas na Finlândia resultou em economia de R$ 16 milhões para os cofres públicos estaduais”, explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Esta estratégia visa aliar qualidade e eficiência no uso dos recursos, garantindo a excelência no serviço prestado à população do Rio de Janeiro.