O programa Café do Trabalhador celebra dois anos de atividades nesta segunda-feira (01/07), alcançando a marca de 5,5 milhões de kits distribuídos e um investimento de cerca de R$35 milhões. Iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, integra a política estadual de combate à fome. Presente em 46 polos distribuídos por 38 municípios, o programa oferece kits diários para trabalhadores, contendo pão com manteiga, café (com leite ou puro) e uma fruta, por um valor simbólico de 50 centavos.
“Assegurar a primeira refeição do dia para o cidadão fluminense possibilita que ele inicie sua jornada devidamente alimentado e com mais disposição. Além disso, oportuniza quem não tem condições de ter um café da manhã nutritivo em casa a ter acesso a uma refeição completa. Nossa meta é ampliar essa importante iniciativa para todos os municípios fluminenses”, destacou o governador Cláudio Castro.
As primeiras unidades do Café do Trabalhador foram inauguradas em São Gonçalo, cidade com a segunda maior população do estado, em 1º de julho de 2022. Hoje, o programa abrange todas as mesorregiões do Rio de Janeiro, oferecendo um total de 16.250 kits por dia. Além dos alimentos, os kits incluem itens como guardanapos, mexedor descartável e sachês de açúcar ou adoçante, embalados em sacolas plásticas para transporte seguro, numa parceria executada com as prefeituras municipais.
“O Café do Trabalhador representa um marco na nossa luta contra a fome. Foi criado para garantir todas as refeições diárias dos trabalhadores e tem cumprido essa missão com excelência. Nosso objetivo é expandir este serviço já consolidado, que é um grande investimento do Estado”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
Para Cláudio Lima da Silva, prestador de serviços em São Gonçalo, o programa faz diferença em sua vida diária: “Venho todos os dias e a refeição me ajuda bastante. Levo inclusive os kits para o pessoal que trabalha comigo. Todos elogiam! O atendimento também é maravilhoso, todos são muito atenciosos. Estão de parabéns!”, destacou ele.
Ao lado, Van Xavier, auxiliar de serviços gerais, compartilha a satisfação com o programa: “Conheci o programa através dos motoristas de ônibus que trabalham com meu pai na rodoviária. Agora, faz parte da minha rotina tomar café todos os dias com meu pai. O preço de 50 centavos por um pão, uma fruta e um café com leite feito na hora está ótimo”, ressaltou Van Xavier.