O Procon do Estado do Rio de Janeiro (ProconRJ) realizou uma operação de fiscalização e orientação nesta sexta-feira (26), nos quiosques e hotéis próximos ao palco do show da Madonna, marcado para o próximo sábado (04) na orla de Copacabana.
Durante a fiscalização nos quiosques, os fiscais identificaram a falta de cartazes informativos obrigatórios, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a ausência de números importantes como o 151 (denúncia Procon) e o 180 (central de atendimento a mulheres).
Além disso, foram observadas deficiências na exposição de preços em alguns estabelecimentos que reservam mesas para o evento, mas os responsáveis fizeram os ajustes necessários durante a fiscalização.
Com o objetivo de garantir o bem-estar dos consumidores, os fiscais orientaram os quiosques sobre higiene e manipulação de alimentos, além de verificar aspectos estruturais.
De acordo com Elisa Freitas, chefe da fiscalização, as condições encontradas nas cozinhas dos quiosques estavam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e a presença regular de um nutricionista na orla garantiu que tudo estivesse organizado e dentro das normas sanitárias.
Nos hotéis também não foram identificadas irregularidades relacionadas à higiene e manipulação de alimentos, mas houve a falta de cartazes informativos e exposição de preços, sendo que os responsáveis foram orientados sobre essas questões.
Durante a operação, foram distribuídos Guias do Consumidor Turista, com informações sobre os direitos dos consumidores previstos no CDC. O Procon Estadual continuará fornecendo orientações e estará disponível nos aeroportos próximos ao show para atender aos consumidores.
No dia do evento (04) haverá um plantão das 10h às 19h para dúvidas e mediação rápida de problemas dos consumidores, que podem entrar em contato através do ProconTur pelos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289 ou pelo e-mail [email protected].