Na manhã desta quinta-feira (04/07), agentes do Procon-RJ realizaram uma fiscalização em clínicas veterinárias de Nilópolis, na Baixada Fluminense. A operação foi realizada em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Durante a ação, um estabelecimento foi totalmente interditado devido às condições precárias de higiene encontradas.
Os agentes flagraram animais amontoados em gaiolas pequenas e sujas, alguns dos quais apresentavam possíveis doenças infectocontagiosas e estavam ao lado de animais saudáveis. No local interditado, foram encontradas rações com sacos rasgados por roedores, animais mortos armazenados no freezer sem qualquer registro, baratas na sala de cirurgia e equipamentos enferrujados na área de esterilização.
— Determinamos que os animais fossem remanejados para um local adequado, e o responsável pelo estabelecimento foi levado pela polícia à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente — afirmou Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.
Durante a fiscalização, outro estabelecimento foi parcialmente interditado por falta de documentação obrigatória, como licença sanitária e alvará, além de não possuir a estrutura necessária para uma clínica. Essa unidade também continha medicamentos vencidos desde novembro de 2023. Na operação, apenas uma das clínicas estava em conformidade com toda a estrutura e documentação legal. As clínicas autuadas têm 15 dias para apresentarem suas defesas junto ao Procon do Estado do Rio de Janeiro.