Os Jovens Repórteres G20 do Governo do Rio de Janeiro foram designados para cobrir os bastidores da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, incluindo a plenária realizada na segunda-feira (01/07) no Edifício da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. Estudantes das escolas interculturais da rede estadual acompanharam os debates entre mais de 20 delegações de diversos países convidados, além do Brasil, focados no desenvolvimento do turismo sustentável.
Para os alunos, essa experiência não apenas enriquece seu conhecimento técnico, mas também promove seu desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-os para desafios futuros. Eles foram credenciados como jornalistas e tiveram a oportunidade de entrevistar delegados de vários países sobre os temas em discussão.
“A oportunidade não só enriquece o conhecimento técnico, mas também fortalece o desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-os para desafios futuros. Ver nossos jovens atuando em um evento de importância global é um testemunho do potencial de nossa política de educação e do compromisso do governo em oferecer experiências transformadoras”, avaliou o governador Cláudio Castro.
Esta foi a primeira participação desses estudantes em uma reunião do G20. A emoção e o entusiasmo se misturaram ao orgulho de exercitar seus conhecimentos em línguas estrangeiras, destacando a importância da comunicação na formação educacional e profissional.
“A presença de nossos Jovens Repórteres nestes eventos é crucial para ampliar não apenas o conhecimento técnico, mas também para consolidar suas trajetórias profissionais. É incrível ver nossos alunos assumindo esse papel de liderança, o que será um grande diferencial para todos eles”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Entre os alunos, a reação é de dever cumprido, com uma vontade crescente de participar de mais oportunidades como essa.
“É uma grande oportunidade para mim, uma menina que mora na periferia. Estar aqui, em uma reunião de importância global, é estimulante. Isso nos dá um horizonte, uma nova perspectiva de vida profissional e pessoal”, disse Kettly Nascimento, estudante do 3º ano da Escola Intercultural Brasil-Turquia.
“Participar de um evento internacional sobre Turismo é incrível, pois quero seguir carreira nessa área. O Jovem Repórter é uma ótima porta de entrada para iniciar meus estudos no Jornalismo e para viver experiências transformadoras”, comemorou Giovana Costa, aluna do 3º ano da Escola Intercultural Brasil-Japão.