A Fundação Santa Cabrini, em colaboração com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), deu início neste mês de julho à produção de coletes para o programa Operação Segurança Presente. Os coletes serão destinados aos agentes da base de Del Castilho do Segurança Presente, que em breve será inaugurada.
A parceria, sob a liderança do Governador Cláudio Castro, visa não apenas fortalecer a segurança pública, mas também promover a reintegração social. Os coletes estão sendo fabricados pelos privados de liberdade que trabalham na Oficina de Costura do Centro de Qualificação e Produção da FSC (CQPRO), localizado no Rio Comprido. Segundo o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, essa iniciativa oferece oportunidades de capacitação e trabalho, possibilitando uma nova perspectiva de vida para os trabalhadores em cumprimento de pena.
A produção coordenada pela Fundação Santa Cabrini inclui não apenas coletes, mas também camisas e uniformes, proporcionando treinamento e supervisão para garantir a qualidade dos materiais confeccionados. Este projeto exemplifica como é possível integrar segurança pública com ações efetivas de reintegração social, contribuindo para a redução da reincidência criminal e promovendo o desenvolvimento pessoal dos envolvidos.