Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » Estudantes de Nova Iguaçu arrasam na robótica: Rex Team eleva a competição a um novo nível

Estudantes de Nova Iguaçu arrasam na robótica: Rex Team eleva a competição a um novo nível

Por Alexandre G.

A participação do Rex Team, composto por estudantes do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Torneio de Robótica First Lego League Challenge, tornou-se um compromisso sério para os alunos. Este torneio é um destaque do Festival Sesi de Educação 2024, atualmente em curso em Brasília até o dia 2 de março.

“Robótica não se trata apenas de colocar um robô na mesa e fazê-lo se mover. Envolve uma variedade de técnicas e conhecimentos de diversas disciplinas, como Matemática, Física e até mesmo Português, já que é necessário apresentar um artigo científico para participar dos torneios. A educação está se modernizando, e a era do professor de quadro e giz ficou para trás”, enfatizou Gabriel Miranda, professor de robótica da escola.

O Festival Sesi de Educação destaca o poder transformador da educação, preparando os estudantes para os desafios do futuro. Durante o evento, são realizados seminários técnicos, oficinas e uma competição de alto nível, onde os jovens demonstram todo o conhecimento e as habilidades desenvolvidas com a robótica.

O Torneio de Robótica First Lego League Challenge, desafia os estudantes a encontrarem soluções para problemas cotidianos da sociedade. As equipes devem trabalhar em conjunto, baseando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Utilizando a tecnologia Lego Mindstorm, os alunos constroem robôs programados para cumprir uma série de missões.

“A robótica e a participação nesses eventos abriram muitas portas para nossa escola, melhorando significativamente nosso aprendizado. A robótica me apresentou a um mundo novo, e nossa equipe se tornou uma verdadeira família”, compartilhou Isis Lessa Peres, aluna do Ensino Médio e integrante do Rex Team.

A robótica educacional promove a criatividade, o raciocínio lógico e o desenvolvimento de programas, preparando os alunos para carreiras em programação e desenvolvimento. A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da robótica como aliada no processo de ensino.

“As escolas de Nova Iguaçu têm se destacado nesse campo, sendo referência para toda a rede. Além do Rex Team, a Spartan Team, formada por alunos do Colégio Bernardino Mello Júnior, também tem alcançado resultados incríveis. Estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido por esses estudantes”, afirmou Adriana Igrejas, diretora do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.