Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 17 novembro, 2024
Início » Dose dupla de carnaval: Samba, alegria e combate à dengue nas Avenidas do Rio

Dose dupla de carnaval: Samba, alegria e combate à dengue nas Avenidas do Rio

Por Alexandre G.

Durante as festividades no Sambódromo, aos participantes serão fornecidos repelentes e receberão orientações sobre como combater a propagação do mosquito transmissor da dengue, numa iniciativa do Governo do Estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), conduzirá ações de conscientização nos dias dos desfiles das escolas de samba, visando mobilizar tanto os presentes na Marquês de Sapucaí, quanto aqueles que assistem de casa, levando a mensagem dos “10 minutos que salvam vidas”.

Equipes identificadas com a campanha estarão presentes nas entradas do Sambódromo, disponibilizando repelente contra o mosquito aedes aegypti através de dispensers. Além disso, um vídeo de alerta será exibido em nove telões da Avenida. O lema da campanha, “Governo do Rio contra a dengue todo o dia”, enfatiza as ações de atendimento à população e o apoio aos municípios na prevenção. Durante a abertura de cada dia de desfile, um cortejo exibirá a faixa com o slogan da ação.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou a importância do envolvimento de todos na luta contra a dengue. Ela ressaltou os esforços do Governo do Estado, que utiliza tecnologia para monitorar os casos, qualifica os profissionais de saúde e apoia os municípios. A secretária alertou que 80% dos focos do mosquito estão dentro de casa e ressaltou a necessidade de eliminar esses criadouros, dado o aumento da transmissão no estado.

Até o dia 05 de fevereiro, foram registrados 25.136 casos prováveis de dengue no estado, com duas notificações de óbitos em investigação. Em 2023, houve 51.494 casos e 30 óbitos confirmados. O Programa “Governo do Rio contra a Dengue Todo Dia@, investiu R$ 3,7 milhões na compra de equipamentos e insumos distribuídos aos municípios, para a criação de até 80 salas de hidratação, além de treinar profissionais de saúde para diagnóstico preciso e tratamento adequado, com a possibilidade de converter 160 leitos em hospitais de referência para tratamento da dengue, conforme necessário.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.