Durante as festividades no Sambódromo, aos participantes serão fornecidos repelentes e receberão orientações sobre como combater a propagação do mosquito transmissor da dengue, numa iniciativa do Governo do Estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), conduzirá ações de conscientização nos dias dos desfiles das escolas de samba, visando mobilizar tanto os presentes na Marquês de Sapucaí, quanto aqueles que assistem de casa, levando a mensagem dos “10 minutos que salvam vidas”.
Equipes identificadas com a campanha estarão presentes nas entradas do Sambódromo, disponibilizando repelente contra o mosquito aedes aegypti através de dispensers. Além disso, um vídeo de alerta será exibido em nove telões da Avenida. O lema da campanha, “Governo do Rio contra a dengue todo o dia”, enfatiza as ações de atendimento à população e o apoio aos municípios na prevenção. Durante a abertura de cada dia de desfile, um cortejo exibirá a faixa com o slogan da ação.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou a importância do envolvimento de todos na luta contra a dengue. Ela ressaltou os esforços do Governo do Estado, que utiliza tecnologia para monitorar os casos, qualifica os profissionais de saúde e apoia os municípios. A secretária alertou que 80% dos focos do mosquito estão dentro de casa e ressaltou a necessidade de eliminar esses criadouros, dado o aumento da transmissão no estado.
Até o dia 05 de fevereiro, foram registrados 25.136 casos prováveis de dengue no estado, com duas notificações de óbitos em investigação. Em 2023, houve 51.494 casos e 30 óbitos confirmados. O Programa “Governo do Rio contra a Dengue Todo Dia@, investiu R$ 3,7 milhões na compra de equipamentos e insumos distribuídos aos municípios, para a criação de até 80 salas de hidratação, além de treinar profissionais de saúde para diagnóstico preciso e tratamento adequado, com a possibilidade de converter 160 leitos em hospitais de referência para tratamento da dengue, conforme necessário.