Em abril, a produção industrial apresentou uma queda de 0,5% em comparação com o mês anterior, conforme dados ajustados sazonalmente divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (5).
Esta queda interrompe duas altas mensais consecutivas, que resultaram em um crescimento acumulado de 1%. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, a produção industrial avançou 3,5%, enquanto nos últimos 12 meses registrou um aumento de 1,5%.
Comparado com abril de 2023, a produção industrial mostrou um avanço de 8,4%.
A queda de 0,5% em abril foi impulsionada pelas indústrias extrativas, que já haviam apresentado desempenho negativo no primeiro trimestre. O PIB (Produto Interno Bruto) do país evidenciou uma queda de 0,4% neste segmento em comparação com o último trimestre de 2023.
Especificamente, a indústria extrativa teve uma queda de 3,4% em abril em relação a março. Além disso, contribuíram para a queda mensal da indústria os setores de produtos alimentícios (-0,6%), produtos de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-2,6%).
Por outro lado, houve um destaque positivo para os veículos automotores, reboques e carrocerias, que registraram uma alta de 13,2% em abril.