As pessoas em situação de rua que frequentam o Hotel Acolhedor, localizado no Centro do Rio, receberam na quarta-feira (08) um novo espaço de acesso ao conhecimento: a Biblioteca Acolhedora. Esse projeto, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Imprensa Oficial do Estado, é a terceira unidade inaugurada, contando com uma doação de 250 livros para o local.
“A biblioteca já é um sucesso no Abrigo Cristo Redentor e no Hotel do Catete, e não poderíamos deixar de estender esse serviço aos nossos assistidos do Centro. Estamos mais uma vez, em parceria com a Imprensa Oficial, levando cultura e lazer. Não basta acolher, é preciso dar oportunidade de reinserção social e isso passa pelo acesso à cultura”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
Alessandro Victor Amaral Ribeiro, de 20 anos, frequentador do Hotel Acolhedor do Centro há três meses, expressou sua gratidão pela estrutura do local e pelo cuidado oferecido. Ele destacou a importância da biblioteca como uma forma de distração e possibilidade de transformação na vida dos assistidos.
“No Hotel Acolhedor do Catete, funciona desde o ano passado a Biblioteca Cora Coralina, bastante utilizada pelos hóspedes. O local conta com mais de 300 livros de diversas temáticas, escolhidas pelos próprios assistidos. Com os livros, fica o desejo de que sejam ótimas companhias e proporcionem novas descobertas”, disse Patricia Damasceno, presidente da Imprensa Oficial do Estado.
O Hotel Acolhedor, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, oferece acolhimento para pessoas em vulnerabilidade social ou situação de rua, com duas unidades na capital e capacidade total de 300 leitos diários. Além disso, o Programa Mais Leitura, iniciativa da Imprensa Oficial do Estado, contribui para a democratização do acesso à leitura oferecendo livros a preços acessíveis em diversas localidades do estado.