Neste domingo (25), o Batalhão de Ações com Cães apreendeu uma tonelada de maconha em uma escola municipal localizada no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A droga foi encontrada na Escola Municipal Maria Amélia Castro Belford após as cadelas do batalhão detectarem um forte odor vindo do local. Os policiais militares foram até a escola e descobriram 250 tabletes de maconha, com cerca de 4 kg cada, totalizando aproximadamente R$ 1 milhão em valor estimado, segundo a PM.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os criminosos invadiram o terreno da escola e esconderam as drogas em dutos de ar na área externa da unidade. Na ocasião, a escola já estava fechada e sem funcionários.
A Secretaria expressou seu repúdio, destacando que é inaceitável que um espaço que deveria ser sagrado, como uma escola, tenha sido alvo de criminosos.
Escolas fechadas
Durante toda a semana, 26 escolas na Maré foram fechadas devido a operações realizadas pela Polícia Civil e pela Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio. Essas ações visam combater a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas nas áreas da Nova Holanda e do Parque União, onde vários prédios foram construídos com recursos do tráfico, segundo a polícia.