No quarto dia da Ação Estruturada Ordo, o Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (18/07) o atendimento social nas comunidades da Zona Oeste do Rio. Em Rio das Pedras, a caravana do programa RJ para Todos, da Secretaria de Governo, prestou serviços gratuitos a mais de 300 moradores, incluindo emissão de documentos, assistência social, banco de empregos e atividades de beleza.
Além de combater as organizações criminosas, a Ação Ordo também busca trazer ordem e serviços essenciais para essas áreas. “Hoje marcamos o início de uma nova fase da Ordo, oferecendo serviços de qualidade e gratuitos à população”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Durante a manhã, os moradores puderam acessar documentos básicos como primeira e segunda vias da identidade, além de certidões de nascimento, casamento e óbito. Também foi possível emitir a carteira de trabalho digital e se inscrever para vagas de emprego. O RJ para Todos ofereceu ainda orientação sobre direitos do consumidor, massoterapia, corte de cabelo, manicure, e atendimento para pessoas com deficiência e idosos.
“É fundamental que, além da segurança pública, também tragam serviços sociais para a população, integrando e melhorando a qualidade de vida. Hoje estamos em Rio das Pedras, mas o objetivo é alcançar as 14 comunidades incluídas na Ação Ordo”, explicou o secretário de Governo, André Moura.
Moradores destacam benefícios da ação
Antônio Luiz de Almeida, de 67 anos e residente de Rio das Pedras há mais de 40 anos, destacou a importância do RJ Para Todos para a emissão da primeira via do registro civil do neto e aproveitou para cortar o cabelo. “Muitas pessoas não têm como pagar por esses serviços. Essa é uma das melhores iniciativas do Governo do Estado”, afirmou.
Maria Moreira, de 52 anos, uma camareira, utilizou os serviços de beleza oferecidos. “Aqui, muitas pessoas não podem pagar por um corte de cabelo e unhas. Hoje, estou tendo meu dia de princesa”, disse.
O casal Luciana Souza da Silva e Antônio Paula Macedo Neto participou da caravana para registrar a união de 11 anos. “Estamos realizando um sonho antigo e agradecemos ao governo estadual por essa oportunidade”, contou Antônio.
Marcos Vinícius da Silva Andrade, de 31 anos, garçom, aproveitou para registrar o filho e solicitar a segunda via da identidade civil. “Nossa comunidade carece de serviços como esses. É muito importante que o Estado esteja aqui para nos ajudar”, explicou.
A mobilização contou com a participação das secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social, além da Cedae, Detran, Fundação Leão XIII, Procon e Faetec.