Durante a operação Ordo, coordenada pelo Governo do Estado, concessionárias de serviços públicos, com apoio das forças de segurança, estão inspecionando comunidades para identificar irregularidades no fornecimento de energia, gás, internet e outros serviços. Na comunidade Cidade de Deus, a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – Naturgy recuperou 46 medidores irregulares, enquanto a Light autuou nove estabelecimentos por furto de energia, resultando em prejuízos estimados em mais de R$ 180 mil.
Entre os locais autuados por furto de energia estão um ferro-velho, mercearia, loja de material de construção, marmoraria e uma igreja, conforme inspeções realizadas pela Polícia Civil em conjunto com peritos do Instituto de Criminilística Carlos Éboli (ICCE) e funcionários da Light.
O governador Cláudio Castro destacou a ação dentro das comunidades, baseada em inteligência, visando combater ocupações territoriais que levam a conflitos e atividades ilícitas como a lavagem de dinheiro. Ele ressaltou o compromisso de garantir serviços confiáveis, seguros e regulamentados para a população.
Equipes da Iguá também realizaram vistorias no Terreirão e na Cidade de Deus, em colaboração com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), identificando fraudes no consumo de água em oito estabelecimentos ao longo de dois dias de operação.
O secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, conduziu uma reunião com representantes das empresas Iguá, Oi, Naturgy e Light para planejar a continuidade das ações. O encontro definiu estratégias para regularizar o fornecimento de serviços, com base nas informações de inteligência da Polícia Civil sobre as necessidades específicas de cada região e as atividades comerciais exploradas.